Aprendendo a orar

Você acha que sabe orar? Eu também acho que sei. A Bíblia nos ensina por intermédio dos Salmos e pela orientação de Jesus em Mateus 6.9-13. Mas existe um aspecto que não levamos em conta: a lógica de Deus não é a lógica dos homens. Exatamente porque Ele é Deus e comanda o Universo. Deus é quem justifica o que a ciência não pode explicar.

Mas confesso que não oro quando meu coração não se eleva. Quando a fé não é Fé. Acho que serão pensamentos ou palavras ao vento. Mas oro em qualquer lugar e em qualquer ocasião quando meu espírito se eleva. Consultando o Aurélio, ele informa que orar pode ser pedir, suplicar, rogar a Deus. Com certeza ele não deve ter conhecido a Bíblia, por isso cometeu o lapso de omitir que a palavra pode significar também “agradecer a Deus”.

O orar dos protestantes tem sido diferente dos católicos romanos. Enquanto o protestante, em oração, eleva seu espírito e busca em suas palavras sinceras a comunicação com Deus, os católicos rezam, isto é, decoram ou leem textos e tentam a comunicação. Ocorre que, como a lógica de Deus não é a mesma dos homens, muitas vezes a reza do católico é atendida e a oração do protestante não. Por que?

São os sentimentos. Também são as atitudes. O que adianta elevar sua voz a Deus se sua vida é pecaminosa? Traições, roubos, mentiras, egoísmo, incapaz de ajudar ao próximo. Certamente sua oração não será atendida se você está em pecado. Mas são as palavras proferidas com sinceridade e fé que fazem a diferença.

Já aprendemos no Salmo 139 que Deus é absoluto. Ele sabe tudo, controla tudo. Não são orações em voz alta -ou fazendo barulho- e rezas repetidas que encontrarão a resposta de Deus. É o coração, o fundo da alma, a castidade, a pureza, a virtude, a honradez, a dignidade, a probidade, o decoro, a decência, o trabalho duro, mas honesto. É a passagem da alma para o espírito que se comunica com o Espírito Santo de Deus. Tudo isso reunido, eu não tenho dúvidas, encontrarão a graça de Deus em nossas orações.

Mas a oração não é um ritual religioso apenas. A oração é uma manifestação de fé. Ela será eficaz e produzirá resultados valendo-se tão somente de nossa fé. Se você orar de acordo com a Bíblia, Deus honrará a sua palavra por causa da Palavra Viva proferida de sua boca.

Portanto, ore constantemente e clame a Deus por Sua Palavra imutável e infalível.

Por: Luiz Roberto Bendia

 

Nenhum comentário até o momento. Você pode adicionar um através do formulário abaixo.

Comente!